Central de Ensino para Graduados - Fone: 11 3063-4019 Equipe Material Nossos Cursos Concursos e Exames Localização Downloads Fale Conosco
   
Curso ANPAD
Próximos Cursos
O que é ANPAD?
Cadastre-se
Teste ANPAD
Fale Conosco
Outros Cursos
Oferecidos
 

Teste ANPAD: Informações e Respostas.

 

O Teste ANPAD é um exame de proficiência utilizado nos processos de seleção de mais de 60 Cursos de Pós-Graduação em Administração e Contabilidade, sendo adotado por diversas instituições de ensino superior do Brasil.

É composto por cinco provas, cada uma com vinte questões. As provas são realizadas duas a duas.

Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo (1h40minutos);
Inglês e Português (1h40minutos);
Raciocínio Analítico (50 minutos).

O processo de inscrição nos cursos é em geral independente do processo de inscrição no Teste ANPAD.

Cada candidato poderá realizar o teste quantas vezes forem necessárias desde que pague a taxa de inscrição para cada edição.

Caso o candidato tenha efetuado o Teste mais de uma vez, prevalecerá, para efeito de apuração, seu melhor resultado geral (o conjunto das cinco provas).

O prazo de validade do Teste é de no máximo dois anos. Porém cada curso pode ter seu próprio prazo de validade.

O Teste ANPAD consta normalmente como um dos processos de seleção para os cursos de pós-graduação, que, normalmente também utilizam análise de currículo e entrevista para selecionar seus alunos. Portanto, informações específicas sobre o processo de seleção devem ser adquiridas junto às secretarias dos cursos.

Uma vez realizado o Teste ANPAD, o candidato possui um resultado que pode ser utilizado para qualquer curso de pós-graduação filiado a ANPAD, desde que seu resultado seja considerado válido para o curso que deseje. Por exemplo, o Candidato João realizou o Teste ANPAD de Fevereiro de 2003 e no momento de sua inscrição selecionou o curso de Mestrado em Administração na Universidade A. Porém, em Maio de 2003 ele resolveu tentar o curso de Mestrado nas Universidades B e C. Se elas forem filiadas a ANPAD tudo o que João precisa fazer é entrar em contato com a coordenação dos cursos desejados e fornecer seu CPF para que seu resultado seja acessado. Porém o curso de Mestrado da Universidade C considera válido apenas os resultados dos candidatos que fizeram o Teste ANPAD a partir da Edição de Junho de 2003. Neste caso João terá um resultado válido para a universidade B e não para a C.

Os resultados obtidos pelas pessoas que realizam o Teste ANPAD são enviados automaticamente para os Cursos indicados no momento da inscrição. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) pode indicar até 5 (cinco) cursos para os quais deseja que o seu resultado seja enviado. Além disso, as pessoas que realizam o Teste ANPAD recebem um certificado enviado posteriormente por correio.

As inscrições ao Teste ANPAD são efetuadas apenas via internet, no site da ANPAD. O pagamento das inscrições deve ser efetuado através de boleto bancário.

A ANPAD não tem quaisquer ligação ou convênio com cursos preparatórios para o Teste ANPAD.
O Teste ANPAD é aplicado simultaneamente em diversos locais do país, consulte a lista de locais de aplicação."
     (fonte - Site www.ANPAD.org.br)

Perguntas Frequentes sobre o teste ANPAD (atenção as informações abaixo baseiam-se nos editais de 2006):

Como o teste é utilizado?
Cada instituição tem suas regras, assim é muito importante saber como o teste será utilizado na instituição de sua preferência.
Na maior parte dos centros o Teste ANPAD é aplicado na primeira etapa do processo seletivo, que normalmente inclui também entrevista e muitas vezes um pré-projeto. Esse é o caso da USP, da PUC-SP e da FGV-SP

Não tenho como fazer o curso ANPAD, a Central de Ensino comercializa apenas o material?
Sim, nosso material pode ser adquirido no link: Material do Curso Preparatório ANPAD

Existe alguma material gratuito de estudo para a prova?
Sim, nos disponibilizamos na nossa área de download grátis algumas provas do teste ANPAD de edições anteriores, basta realizar o cadastro para ter acesso.

Quando ocorrerá a próxima prova?
O Teste ANPAD é realizado pela ANPAD três vezes ao ano, normalmente nos meses de Fevereiro, Junho e Setembro, aos domingos. Em 2007 já estão marcadas provas nos dias 04 de Fevereiro e 03 de Junho.

Como o teste é utilizado nas Universidades em São Paulo?
Algumas instituições exigem uma nota mínima no Exame (ex. FECAP ou Contabilidade da USP - 300 pontos), outras utilizam o Ranking de classificação dos candidatos para selecionar em função do número de vagas oferecidas e pontuação dos inscritos (ex: Administração USP e FGV (EAESP)).
Apesar de ser válido por 2 anos (ex: EAESP(FGV)), a USP aceita apenas exames do ano corrente. É importante conhecer as regras nos editais. Tradicionalmente eles são atualizados em Junho, mas de modo geral sofrem poucas alterações ano a ano.

Quantos testes você precisa acertar em cada prova para entrar?!
Essa é a pergunta mais dificil de responder, por três razões:
    - Cada instituição tem um grau diferente de dificuldade, por exemplo é mais fácil entrar na FECAP do que na USP ou na FGV, por outro lado, historicamente a FECAP tem exigido notas melhores que a UNICID ou a UNINOVE. Além disso alguns centros dão pesos diferentes as notas (como fez a FGV em 2005 e 2006) .
    - Os resultados das provas são "nivelados", para efeito de comparação entre fevereiro - junho e setembro, e assim, acertar 15 testes pode ser muito bom ou apenas bom, dependendo de como foram os outros candidatos. Quanto mais erros cometem os outros, mais valem os seus acertos.
    - Dentro das instituições cada CURSO ( mestrado / doutorado / contabilidade / administração) e área (marketing, finanças, estudos organizacionais...) apresentam uma nota de corte diferente em função do número de vagas e procura.

Se quer ter certeza que vai entrar em qualquer instituição do Brasil hoje, você deve ficar acima de 95% dos outros candidatos, o que históricamente são mais do que 80 questões certas!

Pessoas com mais de 40 anos conseguem ingressar no mestrado em administração ou contabilidade?
Históricamente, vários de nossos alunos com mais de 50 anos conseguiram ingressar no mestrado tanto na EAESP, quanto na USP.

Recém formados também ingressam no mestrado?
Também tivemos alunos recém formados que atravessaram os processos seletivos sem problemas.

Com uma nota ótima na ANPAD, posso ser recusado na entrevista ou no projeto?
Sim, a nota da ANPAD é um indicador, mas não é o único critério adotado, na maior parte dos centros.

Mesmo quem já tem mestrado precisa fazer o teste ANPAD?
Depende de qual a instituição escolhida. Na USP, por exemplo, o teste ANPAD não é exigido dos mestres candidatos ao doutorado, exceto quando o mestrado foi obtido em outras áreas que não administração.

Quantas questões devo acertar para atingir 300 pontos?
Trezentos pontos é exatamente a mediana dos acertos em cada prova. Assim, fazer trezentos pontos é estar próximo da média dos outros candidatos, normalmente para atingir pontuação superior a esta basta acertar 13 questões por prova.

Vale a pena fazer o cursinho para a FEA USP?
Em 2005 e 2006, nosso indice de aprovação para a primeira fase, daqueles alunos que realizaram os dois cursos para a FEA USP ficou em mais de 85%. Mas certamente não é essencial fazer um cursinho, dá para estudar sozinho e muita gente faz isso, é apenas mais difícil. Conheça os resultados de alguns dos nossos alunos.

Tenho um resultado anterior, posso utilizá-lo
Uma vez realizado o Teste ANPAD, o candidato passa a ter um resultado, que pode ser submetido a qualquer Curso de pós-graduação filiado à ANPAD que o considere válido para efeito de seleção.
Por exemplo, o Candidato João realizou o Teste ANPAD da Edição de Fevereiro de 2004, tendo selecionado, no momento da inscrição, o curso de Mestrado em Administração na Universidade A. Em Setembro de 2004, ele resolveu tentar o curso de Mestrado nas Universidades B e C. Se elas forem filiadas a ANPAD, tudo que ele precisa fazer é entrar em contato com a Coordenação dos cursos desejados e fornecer seu CPF para que seu resultado seja acessado. Se o curso de Mestrado da Universidade C considera válidos apenas os resultados dos candidatos que fizeram o Teste ANPAD a partir da Edição de Junho de 2004, o seu resultado será considerado apenas pela universidade B.
Normalmente a validade é de dois anos.

Qual a relação candidato número de vagas?
Obviamente a relação varia entre cada centro de estudo. Normalmente na USP a relação é da ordem de 1 para 10, e na PUC é da ordem de 1 para 5. Exemplificando, em 2006 haviam 45 vagas para o mestrado em administração na USP, e haviam 400 pessoas prestando as provas específicas de administração.

O site da ANPADinforma que só é possível candidatar-se em cinco universidades. É o número máximo de cursos a que posso concorrer?
Não, a ANPAD envia os resultados para cinco universidades escolhidas, mas você pode se candidatar a mais universidades, a inscrição neste caso, deve ser feita através das universidades almejadas.

As provas da ANPAD tem peso diferente entre si?
Não, as provas tem o mesmo peso para o calculo da classificação geral. Entretanto algumas universidades dão mais peso a algumas provas do que a outras, assim é melhor verificar no seu centro de interesse.

Ouvi dizer que no mestrado só entra quem tem "QI", ou seja é conhecido dos professores! Isso é verdade?
Não. É claro que ter uma indicação ajuda, mas não é o único e nem o principal critério. Normalmente o candidato deve primeiro vencer o teste ANPAD, e com um bom resultado ir para a entrevista.
Na entrevista, ser conhecido do professor pode ajudar, mas é mais importante ter um perfil acadêmico e uma linha de pesquisa relacionada com a instituição pretendida.

Quem são os professores do curso ANPAD da Central de Ensino?
Nossos professores são alunos do mestrado e do doutorado em alguns casos, ou são professores das áreas específicas.

Mais informações sobre o Teste ANPAD?
Visite meu blog: Carlos - Professor do ANPAD e de Lógica.

 
   
  Quem Somos Loja Envie seu Currículo Normas Fale Conosco,